VIDA NIPÔNICA: Konbinis

Categorias: Japão

As konbinis, aglutinação japonesa para Convenience Store (コンビニエンスストア “konbiniensu sutoa”), são uma das coisas mais úteis e presentes no dia a dia dos japoneses, sendo muitas vezes a salvação das almas apressadas e esquecidas.

Elas são uma evolução dessas lojinhas de conveniência de posto que conhecemos por aqui, e quando eu digo evolução eu falo sério! Isso porque elas vendem desde comidas, bebidas, revistas, cosméticos e produtos de higiene pessoal até ingressos para shows e outros eventos, além de receberem pagamento de contas e possuírem, em sua grande maioria, caixas eletrônicos multi-bandeira. E a melhor parte: todas funcionam 24h! Muito útil em alguma pequena emergência ou quando bate aquela fominha da madrugada né?!

As konbinis pipocam por toda a cidade, perdendo talvez apenas para as maquinas automáticas (farei um post sobre elas depois!) quando se trata de números. Não é exagero nenhum dizer que você encontra uma em cada esquina, o que dá a elas mais um ponto no quesito praticidade.

Para os esfomeados de plantão, elas oferecem várias opções, como batatinhas, onigiris (bolinhos de arroz com alga), lanches, pãezinhos, biscoitos, chocolates, sorvetes e algumas comidas quentes como nikumans (pãezinhos recheados cozidos no vapor), oden (um tipo de ensopado) e algumas variedades de frango e outras carnes. Em certas redes você pode encontrar também frutas e alguns legumes.

Elas também vendem famosas obentôs: marmitinhas japonesas que além de gostosas são super bonitinhas e bem montadas. Você pode come-las fria ou quentes e o caixa provavelmente vai te perguntar qual opção você quer (ele esquenta na hora pra você), então se ele começar a gesticular algo pra você no caixa, é isso que ele está tentando te perguntar! Ah, e eles repõem os estoques delas diariamente e fique atento no final do dia porque sempre rola um super desconto para evitar o desperdício! Esse desconto normalmente engloba a maioria dos alimentos frescos como onigiris e sushis.

A variedade na parte de bebidas também é grande, valendo para bebidas com ou sem álcool.

Existem várias franquias diferentes espalhadas pelo Japão (7-Eleven, Lawson, Sunkus, Family Mart, Seico Mart, entre outras), com algumas variações nos produtos oferecidos por cada uma, já que a maioria delas tem algum tipo de produto de fabricação própria. A 7-Eleven por exemplo tem uma variação de batatinhas, chocolates, macarrão instantâneo, além de lanches e itens de padaria, enquanto a Lawson tem seu famoso frango empanado (recomendo!).

Além das gordices, as konbinis possuem seções de artigos úteis para o dia-a-dia. Sério, você não sabe a felicidade que é poder ver uma konbini na esquina na hora da chuva e você esqueceu o guarda-chuva em casa. Ou então quando está morrendo de frio no inverno e compra um pacotinho de heating packs (envelopinhos que geram calor através do atrito)para colocar nos bolsos do casaco .

Outras facilidades que elas oferecem são os caixas-eletrônicos (ATMs), onde você consegue realizar saques se seu cartão for internacional. Eles possuem também foto-copiadoras para xerox/impressão/scanner. Tanto as ATMs quanto as copiadoras que eu usei lá possuíam a opção em inglês (as ATMs da 7-Eleven tinham até em português!) então você consegue opera-las sozinho sem grandes problemas.

Além delas existem também maquinas para compra on-line de ingressos para cinema e shows e também outras para impressão de fotos digitais. É isso mesmo! Só chegar com seu pendrive, espetar ali, escolher as fotos que você quer imprimir e pronto! Muito legal né?

Como toda boa loja japonesa, nas konbinis você tem a liberdade de olhar as coisas sem se preocupar com atendentes (“Oi, posso ajudar?!) te seguindo por aí então, se estiver com tempo, tire um momento para fuçar por aí e explorar um pouquinho dessas lojinhas legais. Te garanto que uma hora você também não vai mais viver sem elas lá!

, , , , , , , .
23 de fevereiro de 2017, por Marisa Killer

Marisa Killer Futura engenheira civil, anime freak, apaixonada por livros, desenhar e com gosto especial por coisas estranhas.

Curta no Facebook

Colaboradores

Cathy Entusiasta em tempo integral, mestranda em engenharia biomédica quando dá e com gosto especial por perturbar a Marisa.
混乱の皇后に俺はなる! (๑>◡<๑)